[MECAFACS]
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Interesse em participar de alguma equipe para o ARTHE
Por onde começar?! I_icon_minitimeSex Set 13, 2013 6:07 pm por Valjan Girio Junior

» Disponível uma vaga para o Arhte!
Por onde começar?! I_icon_minitimeSex Mar 15, 2013 4:27 pm por Rafael Ribeiro Santos

» Procuro uma equipe para o arthe!
Por onde começar?! I_icon_minitimeSex Mar 15, 2013 4:00 pm por Rafael Ribeiro Santos

» Vaga para grupo do ARHTE!
Por onde começar?! I_icon_minitimeQua Mar 06, 2013 12:40 am por Gil Melo

» Vagas para trabalho arhte!
Por onde começar?! I_icon_minitimeTer Set 04, 2012 7:24 pm por Viniciuscosbr

» Procuro grupo para o ARTHE
Por onde começar?! I_icon_minitimeTer Ago 28, 2012 7:27 pm por Viniciuscosbr

» Procuro vagas em grupo do ARHTE.
Por onde começar?! I_icon_minitimeSex Ago 24, 2012 5:25 pm por Gabriele Varão

» Procuro grupo do Arhte.
Por onde começar?! I_icon_minitimeSeg Ago 20, 2012 4:50 pm por Gil Melo

» Trabalho ARHTE
Por onde começar?! I_icon_minitimeQua Ago 08, 2012 8:40 pm por Hygor Luz

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 88 em Sex Abr 09, 2021 4:17 pm

Por onde começar?!

+3
BinaryRider
Bruno
MissPotts
7 participantes

Ir para baixo

Por onde começar?! Empty Por onde começar?!

Mensagem  MissPotts Dom Ago 03, 2008 5:35 pm

Queria levantar uma discussão aqui.

Lá na Facs, a matéria inicial de programação, que é, na verdade, lógica de programação, utiliza o INTERPRETADOR IC para os estudos.

Eu, particularmente, tive muita dor de cabeça com ele.
Devido a suas limitações, por ser um INTERPRETADOR e não um COMPILADOR, certas aplicações mais complexas não são interpretadas corretamente pelo software.

Já perdi noite antes de prova porque o IC dizia que meu código tinha erro, qndo, na verdade, era ele que não o interpretava corretamente.

Então, levanto a questão: "Vocês acham legal que se comece o estudo de linguagens de programação com o interpretador IC, ou vocês acham que se deve iniciar direto com alguma linguagem real, o C por exemplo (no caso da UNIFACS).

Minha opnião, acho eu, que está implícita =P
;*
MissPotts
MissPotts

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/07/2008
Idade : 35
Localização : Salvador

http://lattes.cnpq.br/8436360057627368

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar?! Empty Concordo!

Mensagem  Bruno Dom Ago 03, 2008 6:02 pm

Bom, a principio no meu primeiro semestre eu e mais uns alunos da sala tentamos convencer o professor a dar o assunto logo no DEV, pois ate mesmo ele se batia no IC por conta dos erros de interpretação.
E também ja ajudava de certa forma, os alunos a se acustumarem com a linguagem C propriamente dita, compilada e executada, coisa que facilitaria na materia de segundo semestre xD~

Está ai minha opiniao...
Bruno
Bruno

Mensagens : 12
Data de inscrição : 29/07/2008
Idade : 34
Localização : Salvador-BA

http://www.arruelas.vai.la

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar?! Empty Sobre IC

Mensagem  BinaryRider Seg Ago 04, 2008 3:00 pm

Particularmente nunca usei o IC e portanto não tenho parâmetro de comparação, mas posso dizer q não tive dificulades em aprender C com compiladores tradicionais, creio q o entendimento tb deve partir do aluno q caso não esteja se sentindo conformtável em estudar com a ferramenta sugerida pode optar por outra alternativa equivalente... o q importa é estar escrito na linguagem de programação da disciplina.
BinaryRider
BinaryRider

Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/08/2008
Idade : 42
Localização : Salvador - Bahia

http://www.igara.com.br/victory

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar?! Empty Re: Por onde começar?!

Mensagem  Peterson Seg Ago 04, 2008 5:31 pm

Bom... Eu acredito que a linguagem c não seja tão didática em relação a pessoas que nunca viram lógica de programação, então não acho viável ensina-lá logo no primeiro semestre.
O IC tem seus problemas, que são muitos na realidade. Uma alternativa é a linguagem pascal(apesar de só ter visto algumas vezes, achei extremamente didática).

Peterson

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar?! Empty Re: Por onde começar?!

Mensagem  Hagge Ter Ago 05, 2008 5:17 am

Bem..
Acho que antes de programação deveria ter o estudo de lógica antes, a maior dificuldade que eu percebo nas pessoas é na formação das estruturas mas não por desconhecer a estrutura ou o comando mas por não conseguir formar um raciocínio lógico adequado a determinada situação (por exemplo dificuldades para reconhecer determinados passos e requisitos discretos como quando definir uma variável igual a zero, ou a um, por que definir essa variável em tal lugar?). Crying or Very sad
Falando em qual ambiente começar, não acho bom o pascal, quando evoluirmos para OOP (Programação Orientada a Objeto - POO) passaríamos a usar o Delphi (pascal orientado a objeto) ou mudaríamos para o C++? Acho que o C++ é mais difundido e versátil. O curso de Ciências da Computação começa (2º semestre) com Pascal mas lá certamente eles têm mais tempo para ver mais linguagens de programação.
O IC é bom porque usa a mesma linha do C, com menos (muito menos) recursos mas para quem nunca teve contato com programação atende as propostas iniciais e permite ir conhecendo aos poucos a programação. No IC não precisa declarar bibliotecas (na verdade NÃO DECLARA mesmo), a entrada e saída de dados é muito mais simples (no IC basta por a variável de saída e entrada - print(a,"X") scan (a)- enquanto no C tem um monte de adicional - printf("%c X",a) scanf(&a) ) etc.

pale Poxa.. agora que parei para ver o tamanho do texto que digitei.. Perdão. study
Hagge
Hagge

Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/07/2008
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar?! Empty Concordo em PArte

Mensagem  Bruno Ter Ago 05, 2008 5:39 am

Concordo com quase tudo que icaro falou, so insisto que o IC ainda é muito novo e por isso as vezes são encontrados erros, desde interpretações mal feitas até travar o progrma, nao responder, etc...

Está ai minha opinião. Very Happy


Última edição por Bruno em Ter Ago 05, 2008 5:45 am, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno

Mensagens : 12
Data de inscrição : 29/07/2008
Idade : 34
Localização : Salvador-BA

http://www.arruelas.vai.la

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar?! Empty Re: Por onde começar?!

Mensagem  Hagge Ter Ago 05, 2008 5:44 am

Bruno,
infelizmente o IC não é novo, só desatualizado (acho que não dão mais suporte a ele entende.. talvez já alcançaram um nível bom para fins didáticos).
Hagge
Hagge

Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/07/2008
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar?! Empty xD

Mensagem  Bruno Ter Ago 05, 2008 5:46 am

É acho que largaram e mão por conta disso mesmo, mas que tem muito erro ainda tem. Shocked
Bruno
Bruno

Mensagens : 12
Data de inscrição : 29/07/2008
Idade : 34
Localização : Salvador-BA

http://www.arruelas.vai.la

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar?! Empty Re: Por onde começar?!

Mensagem  Flavio Ter Ago 05, 2008 1:40 pm

Eu praticamente nunca usei o IC. Mas pelo pouco que vi não é o melhor pra aprender programação. Seria melhor começar a disciplina com uma introdução a Linguagem C, usando um compliador como o Dev C, acho possível.

Flavio

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar?! Empty O IC teve uma certa importancia...

Mensagem  LucasN. Ter Ago 05, 2008 2:43 pm

Pelo menos no meu 1º semestre, o IC foi utilizado para o desenvolvimento de um raciocínio lógico bem próprio e necessário à programação. Usei-o bastante (apesar dos erros constantes e a falta de atualização) para desenvolver algortimos matemáticos, mas até hoje não sei se o interpretador permite o uso de strings.
Utilizar o IC foi um "início-do-início", mas quem sentiu a necessidade de aprender algo a mais correu atrás de conhecimento externamente.
LucasN.
LucasN.

Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/08/2008
Idade : 34
Localização : Salvador/BA

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar?! Empty Re: Por onde começar?!

Mensagem  Hagge Ter Ago 05, 2008 9:33 pm

LucasN. escreveu:(...) mas quem sentiu a necessidade de aprender algo a mais correu atrás de conhecimento externamente.

Com certeza. Na minha sala por exemplo, alguns usavam o Dev em aula e o professor não se importava, até nas provas permitia usar a linguagem C, contanto que realmente usasse C e não um meio termo (pessoalmente preferia fazer a prova em IC porque até para escrever era menor e mais simples e mesmo com as poucas opções muitos se atrapalhavam)
Hagge
Hagge

Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/07/2008
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar?! Empty Re: Por onde começar?!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos